Saúde da coluna: como ela interfere no bem-estar físico e mental

Você já parou para pensar porque quando alguém sofre um acidente, como cair do cavalo ou bater o carro, são as lesões nas vértebras da coluna que determinam a gravidade das sequelas que essa pessoa sofrerá?  

Quando nossa coluna é lesionada, as consequências podem ir das dores lombares, dorsais e cervicais (que estão entre as principais razões para visitas ao médico no mundo) à perda de movimento dos membros (braços e pernas), até causar problemas renais, respiratórios e cardiovasculares — por impedir o funcionamento normal dos órgãos. 

Cuidar da saúde da coluna é buscar garantir que todo o nosso corpo esteja saudável. Mas não é comum servos alertados sobre como a estrutura vertebral é indispensável para o nosso bem-estar físico e psicológico. Por isso, escrevemos este artigo. Continue a leitura para compreender a importância da coluna para sua qualidade de vida. 

Como funciona a coluna vertebral

A coluna vertebral é parte do sistema nervoso humano. Composta por 33 vértebras que se alternam com os discos intervertebrais e se articulam entre si para dar mobilidade ao tronco.  

Cada vértebra da coluna é ligada a uma costela, formando uma grade de segurança contra choques mecânicos que protege o coração e os pulmões. A estrutura da coluna protege também a medula espinhal e os nervos espinhais. Além de ter papel essencial na movimentação de braços e pernas e na nossa locomoção.

saúde da coluna: imagem da estrutura vertebral, com legenda dos órgãos a que cada vértebra está ligada

O sistema nervoso, do qual a coluna faz parte, é um vasto complexo de comunicação entre o cérebro e todas as células do corpo, e está constantemente enviando informações entre todas as nossas partes. Quando uma das vértebras que formam a coluna perde seu posicionamento correto, começa a interferir nos impulsos desse sistema.

Os desajustes e lesões das vértebras que causam essas interferências são chamadas, pela quiropraxia, de subluxação vertebral. As subluxações prejudicam a comunicação do sistema nervoso, o que impede o funcionamento normal do corpo e sua inteligência inata.

Problemas causados pelo desajuste da estrutura vertebral

A falta de cuidado com a saúde da coluna leva a desajustes das vértebras e articulações que podem causar diversos problemas de saúde física e psicológica. Além de interferir gravemente na qualidade de vida. Abaixo, listamos alguns dos problemas que podem resultar de problemas na estrutura vertebral: 

Doenças físicas

  • dores cervicais (na região do pescoço)
  • dores nas costas (nas regiões do dorso e da lombar)
  • problemas de circulação
  • problemas respiratórios (como asma e alergias) 

Doenças psíquicas

Perda de qualidade de vida

Além de dores e problemas de saúde, os desajustes da coluna podem levar à grande perda de qualidade de vida ao causar:

  • desânimo
  • cansaço
  • oscilações de humor
  • insônia e perda da qualidade do sono
  • baixa produtividade no trabalho  

Práticas que ajudam a manter a saúde da coluna

Como você pode notar até aqui, o bom funcionamento do nosso corpo depende da saúde da coluna. Por isso, é muito importante que criemos o hábito de cuidar dessa estrutura tão importante, sem deixar para tratá-la apenas quando dores e problemas já apareceram. 

Adotar um estilo de vida mais saudável com melhor alimentação, prática de exercícios físicos e inclusão na rotina de terapias como a quiropraxia — que é especializada no cuidado das subluxações da coluna — é a melhor maneira de prevenir todos os problemas que as falhas na comunicação do nosso sistema nervoso podem causar ao nosso corpo e mente.  Quando nossa coluna está bem ajustada, nosso corpo funciona corretamente e se recupera mais rápido. Assim, nosso bem-estar e qualidade de vida são potencializados. Quer viver melhor? Faça uma avaliação com um quiropraxista profissional e descubra como manter a coluna saudável transforma sua rotina.

Postagens Recentes
Saúde da coluna: como ela interfere no bem-estar físico e mental
Você já parou para pensar porque quando alguém sofre um acidente, como cair do cavalo ou bater o carro, são as lesões nas vértebras da coluna que determinam a gravidade das sequelas que essa...
0
15 de julho de 2019
Subluxação vertebral: o que é e como ela interfere no bem-estar
É comum só nos preocuparmos com a saúde de nossa coluna quando sentimos dor. Um erro, já que desde que nascemos atividades rotineiras, movimentos bruscos e acidentes podem causar o que se...
0
2 de julho de 2019
Como diminuir o stress: tudo o que você precisa saber para recuperar o bem-estar no dia a dia
A rotina cheia e as pressões do mundo moderno tornaram o stress e a ansiedade o grande mal do nosso século.  O corre-corre e a insegurança dos grandes centros urbanos, as multitarefas no...
0