Como diminuir o stress: tudo o que você precisa saber para recuperar o bem-estar no dia a dia

A rotina cheia e as pressões do mundo moderno tornaram o stress e a ansiedade o grande mal do nosso século. 

O corre-corre e a insegurança dos grandes centros urbanos, as multitarefas no trabalho, o uso excessivo das redes sociais, as cobranças internas, dentre outros problemas típicos do nosso tempo, têm cooperado para nos adoecer emocional e fisicamente. Roubando todo o nosso bem-estar.

Nesse cenário, em que parece cada vez mais difícil manter a tranquilidade e preservar nossa saúde mental, buscar saber como diminuir o stress é uma ação que pode ensinar a viver muito melhor. Pensando nisso, neste texto nós explicamos melhor para você o que é o stress e damos dicas práticas de como evitá-lo. Confira!

O que é o stress

Basicamente, o stress é um conjunto de reações mentais e físicas do organismo diante de situações que exigem grande esforço emocional, como a perda de alguém, a descoberta de uma doença grave, um assalto, uma demissão, os preparativos para o casamento ou para uma prova importante, o alto nível de cobrança interna… 

Para enfrentar grande pressão e esforço emocional, nosso corpo e mente reagem. Por isso, o alto índice de stress pode causar desde alterações ríspidas de humor, perda de cabelo, tensões musculares e doenças de pele — como a psoríase — , até problemas graves de saúde, como doenças cardíacas, transtornos alimentares e depressão. 

Dicas práticas de como diminuir o stress

Como você pode notar, o stress é capaz de desencadear graves problemas de saúde e prejudicar muito a qualidade de vida. Por isso, a seguir listamos cinco dicas práticas para ajudar a diminuí-lo.  

Exercite-se

Separar pelo menos 30 minutos do dia para a prática de atividades físicas faz muito bem ao corpo e à mente. Enquanto você se exercita: 

  • consegue organizar melhor seus pensamentos 
  • seu organismo diminui a quantidade de cortisol, hormônio ligado ao stress
  • o corpo libera endorfinas na corrente sanguínea, promovendo a sensação de bem-estar. 

Para diminuir os stresse, os exercícios mais recomendados são os aeróbicos. Você pode escolher entre caminhar, correr, nadar, dançar, pedalar ou fazer Pilates, dentre tantas outras modalidades que ajudam a liberar as tensões.

Medite

Você com certeza já ouviu falar sobre os benefícios da meditação para quem precisa se desestressar. Mas pode ser que duvide dos efeitos dessa prática tranquilizante. Pois então, está na hora de saber que a ação da meditação na diminuição do stress já está comprovada cientificamente

Estudos mostraram que meditar é mais repousante do que dormir. E que, a longo prazo, a meditação tem efeitos muito positivos no cérebro: quem medita todos os dias há mais de dez anos passa a produzir menos adrenalina e cortisol, hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade e stress. 

Durma bem

A impressão de que há sempre algo esperando para ser feito tornou “descansar” uma atividade pouco valorizada em nossa sociedade. Um grande erro, já que nosso corpo e mente precisam de momentos de repouso para se manterem saudáveis. 

É durante o sono que nosso organismo se reajusta para diversas atividades do dia a dia. E dormir mal pode causar mau humor, dor de cabeça e stress, diminuindo muito nossa qualidade de vida. 

Atitudes que ajudam a ter uma boa noite de sono são:

  • criar uma rotina com horários certos para dormir
  • garantir que o quarto seja um lugar aconchegante e tranquilo, próprio para o descanso.

Alimente-se corretamente

Comer bem, ingerindo produtos naturais e saudáveis, é um dos segredos para ter maior qualidade de vida. Alimentos são fonte de energia e prazer e por isso podem curar e evitar muitos problemas de saúde física e mental, incluindo o stress.

Alguns alimentos considerados antiestresse são:

  • alface 
  • batata doce
  • castanhas
  • laranja
  • maçã
  • abacate
  • iogurte
  • peixes e frutos do mar
  • trigo
  • chocolate

Recorra a terapias holísticas, como a quiropraxia

Além das ações que listamos até aqui, outra atitude que ajuda a diminuir e evitar o stress é se submeter a alguma terapia holística, como o Reiki, a acupuntura e a quiropraxia. 

As terapias holísticas compreendem o Homem como um ser integral e acreditam no poder da cura do organismo pelo organismo. Dessa forma, sem uso de medicamentos e ou de procedimentos cirúrgicos, elas combatem dores, aliviam o estresse, ajudam a emagrecer e tratam a depressão.

E então, o que você achou das nossas dicas de como diminuir o stress? Colocando em prática nossas sugestões, você aumenta seu bem-estar e pode viver muito melhor. 


Quer saber mais sobre a quiropraxia e como essa terapia pode ajudar a ter melhor qualidade de vida? Visite nosso site.

Postagens Recentes
22 de julho de 2019
Saúde da coluna: como ela interfere no bem-estar físico e mental
Você já parou para pensar porque quando alguém sofre um acidente, como cair do cavalo ou bater o carro, são as lesões nas vértebras da coluna que determinam a gravidade das sequelas que essa...
0
15 de julho de 2019
Subluxação vertebral: o que é e como ela interfere no bem-estar
É comum só nos preocuparmos com a saúde de nossa coluna quando sentimos dor. Um erro, já que desde que nascemos atividades rotineiras, movimentos bruscos e acidentes podem causar o que se...
0
2 de julho de 2019
Como diminuir o stress: tudo o que você precisa saber para recuperar o bem-estar no dia a dia
A rotina cheia e as pressões do mundo moderno tornaram o stress e a ansiedade o grande mal do nosso século.  O corre-corre e a insegurança dos grandes centros urbanos, as multitarefas no...
0