É comum só nos preocuparmos com a saúde de nossa coluna quando sentimos dor. Um erro, já que desde que nascemos atividades rotineiras, movimentos bruscos e acidentes podem causar o que se conhece como subluxação vertebral. 

Desajuste das vértebras da coluna, a subluxação interfere na função normal do nosso sistema nervoso, impactando no funcionamento de todos os órgãos do corpo, interferindo na saúde e no bem-estar. 

Especialidade da quiropraxia, tratar e prevenir as subluxações vertebrais deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa que deseja viver de forma saudável. A seguir, falamos mais sobre esse tema. Confira.

O que é subluxação vertebral

Como dissemos acima, a subluxação vertebral é o desajuste/desalinhamento das vértebras e articulações da coluna vertebral. 

Quando esse desajuste acontece, uma vértebra perde sua posição/ função normal em relação às outras vértebras da coluna. Isso interfere no funcionamento normal do sistema nervoso do corpo, o que pode levar a diversos problemas, as dores na coluna são apenas um deles e nem sempre surgem antes da situação já ter se agravado. 

Por isso, o ajuste rotineiro da coluna, feito por um profissional de quiropraxia, é uma prática tão importante para manter a saúde de todo o corpo.

O que pode causar subluxação vertebral

Ainda é comum acreditar que as lesões à coluna só ocorrem quando há movimentos bruscos ou acidentes, como uma queda ou uma batida de carro. Mas isso não é verdade.

Mesmo os movimentos mais rotineiros, como sentar-se, deitar para dormir, carregar a bolsa e dirigir, quando não realizados da maneira correta, causam subluxações vertebrais. 

Como foi dito já na introdução deste texto, desde o nascimento nossa coluna está sujeita aos desajustes, que podem ser causados:

As subluxações vertebrais são muito comuns e fáceis de gerar. E como não são consideradas uma doença, nem sempre exames médicos são capazes de identificá-las, por isso visitar um quiropraxista periodicamente é tão importante. 

Como as subluxações interferem na saúde e no bem-estar

Ao interferir no funcionamento do sistema nervoso, a subluxação vertebral interrompe o fluxo normal de energia pelo corpo. Isso impacta na função dos órgãos e, consequentemente, na nossa saúde e bem-estar. 

Cada vértebra da nossa coluna vertebral está ligada ao funcionamento de uma parte do nosso corpo, por isso, seu desajuste pode causar:

Além de muitos outros problemas que diminuem a qualidade de vida e podem levar a graves doenças. 

Como prevenir e tratar subluxações vertebrais

O desajuste das vértebras da coluna pode ser causado mesmo pelos movimentos mais comuns e rotineiros, como você pode ver. Então, a melhor forma de prevenir e tratar as subluxações é adotando bons hábitos, que ajudem a garantir a saúde da coluna. 

Cuidar da postura, praticar atividades como meditação, yoga e pilates, e tornar os ajustes quiropráticos parte da sua rotina é muito importante para evitar o agravamento das condições causadas pelo mau funcionamento do sistema nervoso.
Agora que você já sabe o que é uma subluxação vertebral e como ela interfere no funcionamento do seu corpo e no seu bem-estar, acesse e curta a nossa página no Facebook, para saber mais sobre como a quiropraxia pode transformar sua rotina e melhorar muito sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *