Quiropraxia para
Síndrome do túnel do carpo
Síndrome do túnel do carpo
O que é?
O maior nervo que controla os dedos polegar, indicador, médio e partes do dedo anelar se chama nervo mediano. Ele percorre desde a ponta dos dedos, através dos ossos dos punhos, o cotovelo, o braço, passando pelo ombro e pelo pescoço, até a medula espinhal.
O túnel do carpo é formado pelos ossos do punho. O nervo mediano, os tendões e os vasos sanguíneos passam por essa abertura. Se um ou mais ossos que formam esse túnel sofrem um “colapso”, podem surgir inflamações, pressões nervosas e outros sintomas dolorosos.
O nervo mediano se une com a medula espinhal através das aberturas entre vários ossos na parte baixa do pescoço. Quando as vértebras perdem seu movimento ou posição normal, podem causar problemas nos dedos e nos punhos.
- inserir imagem da anatomia
Sinais e sintomas
Diariamente, trabalhadores de linhas de embalagem, usuários de teclado, caixas de supermercado e outros profissionais recebem microtraumas nas mãos e nos punhos. A vibração e os movimentos repetitivos, assim como os problemas da coluna vertebral e outras disfunções das articulações, podem resultar na síndrome do túnel do carpo.
Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são sensações estranhas, dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar, no lado do polegar na mão. Em alguns casos a mão toda é afetada. Em alguns casos, também há dor e uma sensação de queimação ou formigamento no antebraço.
As pessoas muitas vezes acordam durante a noite com uma sensação de queimação ou dor latejante com dormência e formigamento devido à posição da mão. A pessoa pode sacudir a mão para tentar recuperar a sensação normal.
Com o tempo, os músculos da mão na parte dorsal podem enfraquecer e retrair-se pela falta de uso (atrofia).
Podemos ajudá-lo
Com uma minuciosa análise, detectamos o complexo de subluxação vertebral (pequena restrição de movimento de uma vértebra), e através dos ajustes o auxiliamos a mantê-la saudável e livre de interferências na comunicação dos nervos dos braços e mãos.
Além de avaliarmos também articulações do ombro, cotovelo, punho e as musculaturas ao redor, para tratarmos diretamente a causa do problema. Afinal quando se trata do corpo humano, é importante ter uma visão completa do caso e não focar somente na região da dor.
O ajuste é um movimento rápido e preciso que visa devolver sua movimentação ideal, além de evitar possíveis interferências neurológicas. O ajuste consiste em reestabelecer os músculos afetados em suas funções normais mediante a correção das compressões nervosas responsáveis por essa desordem e, depois, a correção específica do túnel do carpo.