O que é quiropraxia e como ela ajuda a aumentar a qualidade de vida

O que é quiropraxia: quiropraxista fazendo ajuste manual em uma paciente
O que é quiropraxia: profissional realizando ajustes quiropráticos em paciente

Embora sua prática venha ganhando cada vez mais popularidade, ainda é muito comum encontrar pessoas que não sabem o que é quiropraxia. É comum, também, que confundam o ajuste quiroprático com massagem e acreditem que as sessões de quiropraxia servem apenas para tratar doenças e aliviar dores na coluna.

Um engano! Reconhecida oficialmente como uma ciência da saúde, a quiropraxia é uma terapia holística e tem como filosofia tratar o Homem integralmente, como um todo. Por isso, os benefícios das sessões de ajuste quiroprático vão muito além da cura de problemas físicos.

Se você quer viver de forma mais saudável e aumentar sua sensação de bem-estar, incluir a quiropraxia na sua rotina é uma ótima escolha. Entenda o porquê.

Afinal, o que é quiropraxia

Para começar, é importante dizer o que a quiropraxia não é… Ela definitivamente não é um tipo de massagem. Tudo o que há de comum entre as duas práticas é o uso das mãos. Mas, enquanto a massagem age para o relaxamento muscular, a quiropraxia trabalha para a corrigir desalinhamentos da estrutura vertebral.

Segundo a Federação Mundial de Quiropraxia, a quiropraxia é uma técnica para diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios mecânicos do sistema musculoesquelético, e também dos efeitos desses distúrbios na função do sistema nervoso e da saúde em geral.

De visão holística, a quiropraxia acredita no poder do corpo de se curar por meio do estímulo correto, sem o uso de remédios ou de procedimento cirúrgico. Por isso, todo o tratamento quiroprático é realizado por meio de manobras e ajustes manuais.

Quem pode fazer quiropraxia

A quiropraxia é uma técnica não invasiva e que não faz uso de drogas farmacêuticas, por isso qualquer pessoa pode passar pelos ajustes quiropráticos, de recém-nascidos a idosos. E a técnica é especialmente indicada para adeptos da vida saudável, que praticam esportes e atividades físicas, pois ajuda a fortalecer músculos e articulações, além de prevenir lesões.

Para garantir os melhores resultados, antes de realizar a primeira sessão de quiropraxia, todo paciente deve passar por uma avaliação, que inclui exames clínicos e palpação cuidadosa das articulações. É essa avaliação que determina a frequência das sessões e direciona os ajustes de forma totalmente personalizada.

Quais problemas são cuidados na sessão de quiropraxia

Como dissemos lá no início do artigo, muitas pessoas acham que a quiropraxia só é indicada para tratar dores e doenças da coluna. O que é um erro.

É verdade que os ajustes quiropráticos estão entre as formas mais eficientes de cuidar de torcicolos, hérnias de disco, artrose e outros problemas da coluna. Mas essa técnica pode e deve ser também usada como opção para prevenir doenças e aumentar o bem-estar.  

A quiropraxia trata dores, mas é também uma ótima forma de manter a saúde da coluna e de todo o sistema nervoso.

Quais os benefícios de se submeter a ajustes quiropráticos

Os benefícios da quiropraxia vão muito além do alívio da dor e do tratamento de doenças da coluna. Abaixo, nós listamos 10 das boas coisas que se submeter ao ajuste quiroprático traz para sua vida:

  1. melhora a qualidade do sono
  2. ensina a manter a boa postura
  3. dá ânimo e estimula as atividades físicas
  4. fortalece a musculatura de todo o corpo
  5. diminui as dores de cabeça
  6. alivia as tensões e o stress
  7. previne lesões nas vértebras e articulações
  8. possibilita a diminuição do uso de medicamentos
  9. aumenta a mobilidade
  10. trata dores e doenças na coluna

Agora que você sabe o que é quiropraxia e conhece alguns dos benefícios que ela traz para a vida, acesse e curta a página da QuiroVida no Facebook! Lá nós demos muitas outras dicas de como aumentar seu bem-estar e viver muito melhor.

Postagens Recentes
22 de julho de 2019
Saúde da coluna: como ela interfere no bem-estar físico e mental
Você já parou para pensar porque quando alguém sofre um acidente, como cair do cavalo ou bater o carro, são as lesões nas vértebras da coluna que determinam a gravidade das sequelas que essa...
0
15 de julho de 2019
Subluxação vertebral: o que é e como ela interfere no bem-estar
É comum só nos preocuparmos com a saúde de nossa coluna quando sentimos dor. Um erro, já que desde que nascemos atividades rotineiras, movimentos bruscos e acidentes podem causar o que se...
0
2 de julho de 2019
Como diminuir o stress: tudo o que você precisa saber para recuperar o bem-estar no dia a dia
A rotina cheia e as pressões do mundo moderno tornaram o stress e a ansiedade o grande mal do nosso século.  O corre-corre e a insegurança dos grandes centros urbanos, as multitarefas no...
0