Esqueça dores nas costas: conheça uma ótima alternativa neste artigo

Dor nas Costas

Já teve dor nas costas? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população do planeta terá essa dor em algum período da vida. Embora seja um problema bem incômodo e, em alguns casos, limitante, atualmente, existem muitas opções para o tratamento — inclusive não medicamentosas.

Dores nas costas podem atrapalhar bastante o cotidiano, pois muitos movimentos podem ficar prejudicados ou até mesmo impossibilitados. Por essa razão, tratamentos com remédios são muito comuns, uma vez que aliviam rapidamente os sintomas.

No entanto, há situações em que as dores nas costas podem durar meses, ou anos. E sobrecarregar o organismo com medicamentos de uso continuado pode desencadear outros problemas de saúde, como lesões e inflamações no estômago, no fígado e nos rins.

Se você quer saber mais sobre as causas das dores nas costas e as alternativas mais seguras e eficazes de tratamento, continue a leitura!

Causas das dores nas costas

A dor nas costas é um sintoma que pode ter muitas causas diferentes. Além de indicarem problemas ortopédicos, também podem ser resultado de pneumonia ou pedra nos rins, por exemplo. Por isso é imprescindível iniciar uma investigação quando o sintoma se repete de maneira constante.

Quando é de origem ortopédica, ou seja, causada por lesões musculares, ósseas ou nos nervos, a dor pode ser consequência de má postura, sedentarismo, sobrepeso e predisposições genéticas. Nesse caso, geralmente, o indivíduo é acometido por alguma dessas disfunções:

Cervicalgia

É uma dor localizada nas vértebras cervicais (inflamação), região superior da coluna, que fica abaixo do crânio. Essa disfunção provoca dores, tensão muscular e, em alguns casos, fortes dores de cabeça.

Ciatalgia

Refere-se a uma dor que irradia ao longo do trajeto do nervo ciático. Trata-se de  uma alteração na transmissão dos impulsos nervosos pelo nervo ciático. O nervo fica, nesta disfunção, comprimido na região lombar. Os sintomas são dores, choques e dormências ao longo de toda a região das pernas, dificultando movimentos simples e básicos do dia a dia.

Hiper Cifose

É um aumento do ângulo de uma das curvaturas da coluna, que causa corcundice. Causa dores e, em casos mais graves, pode causar dificuldades respiratórias importantes.

No caso das dores causadas por lesões musculares,  podem existir origens distintas, como excessos na prática de esportes, sedentarismo, levantamento de pesos e até mesmo causas emocionais.

E, embora essa lesão não apresente nenhum risco sério à saúde, essas dores costumam ser intensas e bem limitantes, demandando tratamento para alívio dos sintomas e retomada da vida normal do paciente.

Para esses casos, o objetivo do tratamento é alívio dos sintomas, para que o próprio corpo cure a causa da dor. Por isso é fortemente recomendável que o paciente recorra a terapias complementares ou, dependendo da intensidade,  à farmacologia. Dessa forma, evita-se a sobrecarga medicamentosa no organismo e a cura ocorre de maneira mais natural.

Tratamento natural alternativo para cura da dor nas costas

Para os casos em que a dor nas costas é de origem ortopédica, há excelentes alternativas de tratamentos sem medicamentos nem técnicas invasivas, sendo a quiropraxia uma das que mais faz sucesso com os pacientes.

Os profissionais de quiropraxia realizam a manipulação espinhal, ou seja, a aplicação de pressão sobre ossos em movimentos rápidos e precisos, que, geralmente, acompanham estalos.

O principal benefício do tratamento é a melhora da dor nas costas, o ganho de amplitude nos movimentos, diminuição da rigidez e espasmos, sensação de bem-estar e rápido retorno do paciente às suas atividades rotineiras.

Atenção especial à subluxação vertebral

Embora a distensão muscular seja a origem mais frequente de dor nas costas, há uma outra causa cujos sintomas são muito parecidos, mas pode trazer consequências muito mais sérias.

Trata-se da subluxação vertebral: conjunto de alterações fisiológicas que ocorrem em consequência de um desalinhamento vertebral.

Nesses casos, a alteração do posicionamento da vértebra é menor que em uma luxação. É um desalinhamento milimétrico que gera uma interferência no o orifício por onde passa o nervo “forame invertebral”, irritando-o.

O sistema nervoso é responsável por grande parte do funcionamento do corpo, pela comunicação postural e pelos movimentos. E, quando há uma subluxação em qualquer uma das vértebras, essa comunicação fica interrompida.

Essa condição compromete a integridade neural e pode influenciar na função do organismo e na saúde do paciente de maneira generalizada. Por isso, o acompanhamento profissional para um tratamento, bem como para um cuidado preventivo, é imprescindível.

O quiropraxista é o único profissional cuja formação tem foco especial na avaliação, diagnóstico e tratamento de subluxações vertebrais. Essa é a temática central de sua formação, sendo ele o profissional mais habilitado para a correção da condição.

As avaliações e o diagnóstico são feitos por meio de anamnese, avaliação postural, palpação estática e dinâmica, leg Checks, testes ortopédicos e neurológicos e exames de imagem, como raio-x, tomografia, eletroneuromiografia, entre outros.

Já o tratamento, geralmente, compreende um combo de sessões com foco em ajustes articulares, nas quais o profissional quiropraxista corrige o alinhamento vertebral e observa o processo de remodelagem da estrutura músculo-esquelética.

A remodelagem vai ocorrendo ao passo que, sessão a sessão, a memória cinestésica e os vícios posturais das articulações acometidas pela subluxação são reprogramadas. O tratamento é concluído quando a má postura é corrigida e a coluna fica estabilizada. No entanto, é importante seguir com uma manutenção para evitar que a memória da má postura volte a ocasionar o problema.

Caso sofra de dor nas costas ou deseje preveni-la, agende uma avaliação e conheça o trabalho da Quirovida, especializada no tratamento de problemas da coluna e da saúde através do método científico de maior eficácia e segurança do mundo: a Quiropraxia.

Postagens Recentes
22 de julho de 2019
Saúde da coluna: como ela interfere no bem-estar físico e mental
Você já parou para pensar porque quando alguém sofre um acidente, como cair do cavalo ou bater o carro, são as lesões nas vértebras da coluna que determinam a gravidade das sequelas que essa...
0
15 de julho de 2019
Subluxação vertebral: o que é e como ela interfere no bem-estar
É comum só nos preocuparmos com a saúde de nossa coluna quando sentimos dor. Um erro, já que desde que nascemos atividades rotineiras, movimentos bruscos e acidentes podem causar o que se...
0
2 de julho de 2019
Como diminuir o stress: tudo o que você precisa saber para recuperar o bem-estar no dia a dia
A rotina cheia e as pressões do mundo moderno tornaram o stress e a ansiedade o grande mal do nosso século.  O corre-corre e a insegurança dos grandes centros urbanos, as multitarefas no...
0